Translate - Traductor

Últimos Artigos

segunda-feira, 14 de maio de 2012

EMAGRECER CONSUMINDO CARBOIDRATOS – FATO OU MITO?


A grande maioria das pessoas que estão ou desejam colocar em prática uma dieta, optam por evitar a ingestão de carboidratos, na esperança de que eles são os grandes vilões que atuam contra o processo de emagrecimento.

O que essas pessoas não sabem é que para emagrecer, eliminar gordura acumulada, é necessário queima através de energia e são exatamente os carboidratos que fornecem essa energia.  Isso quer dizer que se os carboidratos não estiverem presentes no organismo, este não disporá da energia nem terá a disposição necessária para efetivar uma dieta com sucesso.

Pães, massas, batatas, açúcares, arroz, etc. são conhecidos carboidratos, que provêem o maior fornecimento de energia ao nosso corpo além de, ao mesmo tempo serem os maiores responsáveis pelo acúmulo de gordura corporal. Isso faz parte do processo digestivo, quando se transformam em um açúcar simples, distribuído através da corrente sanguínea, se acumulando no corpo, dando origem à gordura localizada.

Entre os extremos de serem vilões ou coadjuvantes do emagrecimento, os carboidratos acabam por ser excluídos total ou parcialmente das dietas, em oposição à necessidade de sua presença na produção de energia.

No afã de resolver esse problema, inúmeros experts da medicina, nutrição e outras áreas afins, após exaustivos estudos e pesquisas, acabaram por descobrir uma substância natural extraída da Phaseolus Vulgaris, o popular feijão branco, que tem a propriedade de bloquear a absorção de carboidratos através da sua ação na enzima alfa-amilase, quando combinada com uma enzima secretada na saliva.

Essa substância conhecida como Faseolamina é uma glicoproteína inibidora da aminalase, ou seja, dificulta a absorção do amido encontrado em massas, batatas, arroz, pão e outros alimentos.  Consequentemente a Faseolamina contribui para o processo de emagrecimento ao diminuir drasticamente a absorção de calorias ingeridas, que são provenientes dos alimentos de origem vegetal. Por outro lado, a Faseolamina também contribui no tratamento de pacientes que sofrem de diabetes não dependentes de Insulina.

Os pesquisadores também concluíram que a Faseolamina não provoca efeitos colaterais. O único efeito colateral comumente registrado é a diarréia, notado quando da ingestão de doses maiores e nas dietas predominantes em amido.

Usar a Faseolamina como coadjuvante em uma dieta equilibrada aliada ao exercício físico permite que se ingiram os carboidratos necessários à produção de energia garantindo ainda que os excessos não sejam absorvidos. Dessa maneira diminui-se o ganho de peso sem deixar de aproveitar as qualidades inerentes aos carboidratos.

Beneficiar-se das propriedades dessa substância somente é possível pela ingestão da farinha do feijão branco isolada em laboratório e disponível em produtos de suplementação alimentar existentes no mercado ou preparada de forma caseira conforme esta receita:

Reservar 250g de feijão branco cru lavado e seco (no sol ou em papel toalha); Triturá-lo no processador ou liquidificador até se transformar em farinha; Passar por uma peneira fina.

Diluir uma colher de chá rasa dessa farinha em 200 ml de água e ingerir a mistura entre 15 a 30 minutos antes das refeições que contenham carboidratos, normalmente o almoço e jantar.

Os resultados do uso da Faseolamina podem variar pela individualidade biológica de cada um, mas as pesquisas demonstraram que pode haver uma redução de até 4% em 30 dias no peso dos consumidores. Ficou comprovado também que cerca de 2250 calorias provenientes de carboidratos são neutralizadas por apenas um grama de Faseolamina, o que representa absorção de apenas 15 a 25% dos mesmos.

Conclusão:

O uso da Faseolamina é indicado especificamente para aqueles indivíduos que ingerem uma quantidade razoável de carboidratos e amidos, impedindo-os de eliminar peso de forma natural. Nesse sentido a Faseolamina permite a essas pessoas consumir alimentos ricos em amido, sem a preocupação de que os mesmos afetem a sua dieta.

Por isso não se surpreenda se começar a ouvir sobre essa substância e suas propriedades e a mesma aparecer em suplementos alimentares e dietéticos com mais freqüência.

Se seu objetivo é emagrecer e diminuir o peso sem cortar radicalmente os carboidratos, a melhor opção é uma dieta equilibrada e saudável, exercícios físicos regulares e utilizar a Faseolamina nas doses certas.


Referências:

·         Estudo comparativo entre faseolamina comercial e farinha de feijão como perspectiva ao tratamento da obesidade e do diabetes mellitus tipo 2 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
·         Marshall JJ, Lauda CM. Purification and properties of phaseolamin, an inhibitor of alpha-amylase, from the kidney bean, Phaeolus vulgaris. J Biol Chem. 1975;250:8030-8037.
·         Vinson JA, Kharrat HA, Shuta D. Investigation of an amylase inhibitor on human glucose absorption after starch consumption. Unpublished data supplied by author. July 10, 2003.
·         Layer P, Rizza RA, Zinsmeister AR, Carlson GL, DiMagno EP. Effect of a purified amylase inhibitor on carbohydrate tolerance in normal subjects and patients with diabetes mellitus. Mayo Clin Proc. 1986;61:442-447.
·          Boivin M, Zinsmeister AR, Go VLW, DiMagno EP. Effect of a purified amylase inhibitor on carbohydrate metabolism after a mixed meal in healthy humans. Mayo Clin Proc. 1987;62:249-255.
·         Carlson GL, Li BU, Bass P, Olsen WA. A bean alpha-amylase inhibitor formulation (starch blocker) is ineffective in man. Science. 1983;219:393-395.




2 comentários:

  1. Vou começar amanhã mesmo minha dieta a base do feijão branco pois depois do 3º filho e ter feito a ligadura de trompas não consegui emagrecer e falta menos de 1 mês pra minha formatura e tô pra enlouquecer por causa dessa gordura horrivel,todas minhas colegas magrinhas e bonitas num bélissimo vestido e eu parecendo uma baleia.Demorei mais tomar algum tipo de remedio devido estar amamentando será se o feijão branco prejudica o nenem?

    ResponderExcluir
  2. Estimada leitora, embora não existam contra indicações para o uso da faseolamina, é recomendável que crianças, gestantes, nutrizes (mães que amamentam), idosos e portadores de enfermidades consultem o médico ou nutricionista antes de consumi-la. Por outro lado, algumas atitudes devem ser tomadas para que você não tenha que correr para tirar o prejuízo em 30 dias de dieta, como a reeducação alimentar, exercícios e uso de suplementos alimentares. Nada impede que comece uma dieta imediatamente, mas cuidado com dietas à base de desespero... são sempre arriscadas. Sucesso!

    ResponderExcluir